Vítor Lindegaard

Vítor Lindegaard

Biografia

Vítor M. L. Santos nasceu em 1958 em Lisboa, entre a Graça e os Caminhos de Ferro. Mudou-se para a Rinchoa em 63 e foi na linha de Sintra que passou o resto da infância e uma adolescência de cabelo comprido. Quando acabou o liceu, começou uma vida algo vagabunda, sobretudo entre Portugal e França, com passagens pelo Québec e pela Suíça, onde aprendeu a cozinhar. Quem provou os seus petiscos e leu os seus textos sabe que, como Bulhão Pato, cozinha melhor do que escreve.
Ao fim de 10 anos de vagabundagem começou a estudar linguística e literatura na universidade. Se não se arrepende de ter estudado linguística, considera que o tempo que passou a estudar literatura foi tempo bastante mal empregado. Pergunta-se hoje muitas vezes porque não estudou antes física, química, biologia, matemática ou filosofia, por exemplo.
Fez muitas coisas na vida, para a ir ganhando como podia. Foi, entre várias outras coisas, pintor de montras, cozinheiro, roadie, letrista, professor e tradutor, mas há mais de duas décadas que se dedica quase exclusivamente a estas duas últimas actividades.
Saiu de Portugal em 1997 e costuma matar uma vez por ano as saudades que tem da garoupa, do cherne, da corvina e dos amigos (e só disso…). Vive desde essa altura com Karen Lindegaard, dinamarquesa de nacionalidade e agrónoma de formação, de quem recebeu o bonito apelido quando se casaram em 1999. Viveram em Moçambique, na Bolívia, na Dinamarca e voltaram há 4 anos a Moçambique, onde ainda vivem. Têm três filhos, Alexander, Joana e Siri. Pais e filhos comunicam em três línguas, dinamarquês, inglês e português, e não vêem nisso qualquer problema.
partilhar

bibliografia

Faz de Conta que Histórias
12,00€
Campo da Comunicação
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.