Sara Pereira
Biografia
Doutorada em Estudos da Criança na área da programação televisiva para a infância, desenvolve a sua investigação no âmbito da televisão para crianças, da relação crianças-media e da educação para os media.
Na bibliografia de que é autora destaca-se, nomeadamente, Por Detrás do Ecrã: Televisão para Crianças em Portugal e A Televisão na Família: Processos de Mediação com Crianças em Idade Pré-Escolar.
Em destaque VER +
A Minha TV é Um Mundo
O título A Minha TV é Um Mundo foi sugerido por duas crianças, uma de 8 e outra de 11 anos, num momento em que procurava uma designação para esta obra. A ideia pareceu-me excelente uma vez que é precisamente o mundo - local e global - da TV para crianças que se pode encontrar neste livro.
Iniciando a digressão pelo conceito, estratégias e lógicas da programação televisiva, o leitor é depois convidado a entrar no mundo da programação para a infância para conhecer as grandes tendências internacionais, as questões que se colocam na sua concepção bem como o negócio que despoleta. Longe de ser um processo simples e linear, a programação para a infância apresenta-se como uma actividade pensada estrategicamente em função dos gostos, interesses e preferências imputadas à audiência, de ritmos sociais, dos recursos e orçamento dos próprios operadores, dos produtos disponíveis nos mercados internacionais, das programações concorrentes, entre outros factores. Como será possível verificar, a construção de um espaço para crianças numa grelha de programação, embora seja um processo local, recorre a estratégias, dinâmicas e produtos internacionais que fazem da televisão uma espécie de ecrã global. Caberá aos telespectadores, mas também aos profissionais do meio televisivo, fazer a mediação entre o local e o global numa tentativa de "glocalizar" os conteúdos. Esta é precisamente uma das questões recorrentes no debate sobre a qualidade da televisão para crianças, a par de outras como a diversidade, a identidade cultural e a regulamentação que aqui são discutidas.