Rolando Faria

Rolando Faria

Biografia

Nasci na freguesia de Joane (agora, vila), concelho de Vila Nova de Famalicão, no ano 1937 onde fiz a chamada 4ª classe do Ensino Primário. Aos dez anos de idade fui para o seminário onde permaneci durante onze anos, mesmo sabendo, há muito tempo, que esse não era o meu caminho – a minha vocação não era ser padre – mas várias pressões não me permitiram arrepiar caminho até que, de forma quase dramática, tive de tomar uma decisão.

Saí do seminário, andei à deriva, consegui um emprego precário numa sala de estudo e, matriculei-me na Faculdade de Filosofia de Braga onde me licenciei. Já licenciado, mas sem habilitações suficientes para me candidatar a concursos públicos, concorri a vagas apresentadas pelas próprias escolas. Consegui uma colocação até ao fim do ano letivo.

Nesta situação precária, nomeadamente, a impossibilidade de fazer um estágio que me permitisse o acesso ao quadro de professores efetivos, decidi matricular-me no curso de direito da Universidade de Coimbra que interrompi, porque estava a gostar de ser professor, e matriculei-me na Faculdade de Letras do Porto onde me licenciei em Filosofia. Com esta habilitação, fiz o estágio pedagógico, efetivei numa escola secundária estabilizei na minha vida profissional.

Durante o tempo de formação académica, escrevi, mais como terapia, preenchendo períodos de inação e combatendo algumas inseguranças, do que a publicação de textos e, assim, comunicar com os leitores. Escrevia e guardava na gaveta, lia e rasgava, porque não gostava e, muitas vezes, com medo de publicar e ser penalizado por isso. Contudo, publiquei vários artigos em jornais escolares, até que, em 2013, decidi enviar um original à Chiado Editora que foi aceite e editado.
partilhar
Os Idosos Não São Trapos
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
10,00€
Chiado Books
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.