René Tapia Ormazábal

René Tapia Ormazábal

Biografia

René Tapia Ormazábal, nascido no Chile em 1946, obteve a nacionalidade portuguesa em 1986. Foi director do Departamento de Economia e Gestão da Universidade de Valparaíso, de onde saiu para o exílio em 1974. Foi investigador do Instituto de América Latina em Rostock, onde preparou o seu doutoramento sobre os grupos económicos chilenos.

Foi estagiário no Institut Supérieur de Mathématique et Economie Apliquées em Paris (ISMEA, 1988-1990); como bolseiro da JNICT e da Fundação Gulbenkian, visitou a União Soviética, a Argentina, o Chile e o Uruguai. É doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Jules Verne de Amiens, com uma tese sobre as políticas neoliberais do Chile no período 1973-1990 e actualmente é professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), onde lecciona as cadeiras de Transição para Economias de Mercado e Financiamento do Desenvolvimento no Mestrado de Cooperação e Desenvolvimento. Como consultor da Comissão Económica Europeia para a América Latina coordenou várias missões e é autor do Perfil Económico e Político da Colômbia e fez a avaliação do Programa Fundo Amazónico.

É um dos poucos economistas europeus dedicados ao estudo da dimensão económica do tráfico da droga pois, na sua perspectiva, no contexto da crise dos Sistemas Produtivos, o fenómeno universal da droga constitui, hoje em dia, um processo geopolítico cujas raízes devem ser identificadas sob a óptica da Economia Política.

partilhar
Mamã Coca, Coca-Cola, Cocaína: Três Pessoas Numa Droga Só
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
14,84€
Editorial Caminho
Burguesia Criminosa
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
12,00€
Chiado Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.