Manuela C. Neves

Manuela C. Neves

Biografia

Manuela C. Neves, com o seu ar tímido, não fazia transparecer a pessoa enérgica que era. Ela, que tanto gostava de escrever e inventar histórias, principalmente para a pequenada, foi também uma vendedora de livros. Mas não em lojas, não. Ela percorria os espaços onde sabia, ou acreditava, que encontraria gente a quem os seus livros iriam de certeza agradar.
Desde teatros a hospitais e centros frequentados por intelectuais, os seus percursos eram palmilhados com a confiança plena que tinha na sua capacidade de convencer os seus interlocutores de que as obras alheias que transportava consigo eram dignas dos seus normais interesses de leitura.
E para demonstrar que os admirava não se coibia sequer de lhes pedir os respetivos autógrafos. Lembro-me, de entre outros, os do dr. Alçada Batista e do empresário Sérgio Azevedo. Estudou em Lisboa e também na Alemanha onde fez um mestrado em Literaturas Germânicas. Uma vez ali, despendeu parte do seu tempo dando aulas de português a estudantes estrangeiros e logo que regressou começou a aplicar o pecúlio adquirido com o seu aprendizado, transmitindo os seus conhecimentos de alemão a alguns jovens alunos portugueses.
Quis a má fortuna, como diria Camões, que a sua passagem terrena fosse algo efémera, mas nunca se esqueceu dos seus caríssimos alunos, para quem preparava as suas lições com todo o afinco. Por isso, ela deixou um pedido formal para que dos seus manuscritos deixados órfãos fossem escolhidos alguns, afim de serem editados e publicados, se para tanto fosse encontrado neles algum valor literário. Percebendo alguma hesitação da parte de outros familiares eu tomei a iniciativa de fazer cumprir o seu desejo e deitei mãos à obra. Assim, a escolha destes textos é da minha exclusiva responsabilidade, tal como a ideia que presidiu à apresentação e concepção da capa do livro.
Espero que gostem.
partilhar
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.