Manuel Marcelino

Manuel Marcelino

Biografia

Manuel Marcelino (n. 1944) Estudou medicina na FML mas não completou o curso. É, dramaturgo, pintor, poeta, escreveu no Diário de Lisboa-Juvenil, mais tarde na página cultural do Alavanca (CGTP-IN), e no boletim Voz do Operário. É fundador do Grupo de Acção Teatral A Barraca - Cooperativa de Teatro. Foi actor do grupo, entre outras responsabilidades, desde a fundação até 1985. A estreia como actor profissional ocorreu no TNT (1974) com a peça "A greve dos choféres", de Clifford Odets, encenada por Paulo Renato. Antes, esteve ligado ao teatro amador como actor e/ou encenador.

Participou em vários programas da RTP, em séries, como a "Tragédia da Rua das Flores", e em peças teatro radiofónico (RDP). No cinema foi produtor e realizador de filmes publicitários (Ritmo), e estreou-se como actor no filme de Perdigão Queiroga As Pupilas do Sr. Reitor. Trabalhou na Filmform, onde foi produtor e actor no KILAS, o mau da fita, e séries de televisão do realizador José Fonseca e Costa. De 1985 a 2011, foi gestor de empresas com responsabilidades na gestão de recursos humanos, responsabilidade social e comunicação, sendo também membro activo do Associativismo Empresarial (APESPE e CCP).

Desempenhou funções na Agência Europeia de SST e no Eurofound e representou a Confederação do Comercio e Serviços de Portugal em sessões plenárias da OIT, entre outras instituições. Actualmente escreve teatro e é um reformado activo, social e politicamente.
partilhar
RETRATOS TEATRAIS
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
18,00€
Poética Edições
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.