Lurdes Leite

Lurdes Leite

Biografia

Nasci no dia 22 de abril de 1964, em Montalegre, distrito de Vila Real, transmontana, pois assim quis o acaso.
Meus pais chamavam-se Sância Ferreira de Sousa Leite e Fernando Pinto, tenho cinco irmãos todos nascidos em terras diferentes e bucólicas, pois a mãe, como professora, obtinha colocações em escolas de norte a sul de Portugal.
E foi assim que com três dias apenas fui viver com a família para Paredes e Penafiel, no distrito do Porto. Talvez tenha iniciado dessa forma o meu interesse e paixão pelas viagens e pelo exótico e desconhecido.
Nasci às treze horas e trinta minutos, depois de um bom almoço de salmão e já enérgica antecipando os mistérios das serras e mantos de neve, onde algures as ovelhas baliam e se escondiam.

Fui sempre ótima aluna e a minha paixão pela escrita surgiu, quando depois da escola, vagueava durante horas a observar os carreirinhos de formigas, minúsculas, pretas e carregadas. Para onde iam tão apressadas?
A Biblioteca Pública Municipal e os livros do avô, eram amigos, com imagens que correspondiam aos meus desejos de descobrir e aprender e à minha sede de infinito, dando largas às asas da imaginação.
Os sábados à tarde da minha infância eram ocupados com a deliciosa série de aventuras do: "Verão Azul", passado em Itália, na praia e um saco grande com 15 livros, fantásticos, escolhidos criteriosamente nas estantes da Biblioteca.
Com 12 anos escrevi os meus primeiros poemas e guardava textos, composições e frases num baú. Tudo era importante para registar um momento, uma paisagem ou algo que despertara a minha curiosidade, uma ave, um gato ou uma bela fonte de água cristalina, um riacho envolto em verde musgo, com pedrinhas.
No telhado da casa dos avós e debaixo da figueira de figos roxos observava os outros nas suas tarefas, de lá para cá e ouvia os chilreios alegres das aves.

Depois, em 1986,concluí o curso do Magistério Primário, com 22 anos e fui lecionar para Setúbal, Almada e Barreiro, observei golfinhos e barcos e senti o mar azul.
Continuei a escrever breves contos e histórias, enquanto viajava e observava pessoas desconhecidas nas suas rotinas e prossegui os meus estudos, concluindo em 2004,um Complemento de Formação em Novas Tecnologias e Gestão da informação, pela Universidade do Minho.
Casei com Luís Manuel, cinéfilo, engenheiro civil e autodidata e temos um filho com 12 anos, que adoramos. Residimos atualmente em Leiria, depois de uma década a viver no Porto.
Atualmente o meu tempo livre é dedicado à liberdade de escrever e comunicar ideias e pensamentos, viajar, conhecer pessoas e contactar com a arte, a cultura, a música e a Natureza, que adoro.
Considero-me uma pessoa feliz pensadora e visionária com humor, divertindo-me com as histórias que escrevo e espero que os meus futuros leitores tenham interesse em ler o que escrevo até ao final.
partilhar
A Pérola do Deserto Azul
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
10,00€
Chiado Books
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.