Leonardo Coutinho
Biografia
Leonardo Coutinho é um jornalista brasileiro com mais vinte anos de experiência. Publicou diversas reportagens sobre tráfico de drogas, extremistas islâmicos no Brasil e uma série de investigações com repercussão internacional sobre organizações criminosas e as ligações políticas com os países da região. Entre elas estão a revelação da reincidência do cancro de Chávez, a prisão dos sobrinhos de Nicolás Maduro por tráfico de cocaína e a conspiração entre a Venezuela, o Irão e a Argentina para contrabandear segredos nucleares. O seu trabalho provocou debates no Congresso dos Estados Unidos e em quase todos os países da América do Sul.
partilhar
Em destaque VER +
Hugo Chávez, O Espectro
O que levou um país rico, dono das maiores reservas de petróleo do planeta e com uma localização estratégica ao maior colapso financeiro e institucional do Ocidente? A destruição da Venezuela é apenas a face mais evidente de uma intrincada rede de organizações políticas e criminosas que foram criadas ou alimentadas por Hugo Chávez como parte de seu sonho de reengenharia global.
Neste livro, o jornalista Leonardo Coutinho revela – com base em milhares de páginas de documentos, muitos deles secretos, e mais de uma centena de entrevistas em dez países – como as digitais de Hugo Chávez estão espalhadas em todo o mundo, desde a explosão da violência na América Central e no México até o financiamento de organizações terroristas como o grupo Estado Islâmico.
Eleito em 1998 com a promessa de tirar a Venezuela da crise e com o compromisso de conduzir os venezuelanos ao desenvolvimento, Hugo Chávez desperdiçou a fortuna arrecadada durante a bonança petroleira para financiar um modelo de mundo que fosse o seu espelho: caótico e subversivo. Apesar de sua morte, em março de 2013, em decorrência de um câncer, Chávez segue presente "assombrando" o mundo com os efeitos destrutivos de sua combinação de tráfico de cocaína, terrorismo e corrupção. Um legado que o presidente Nicolás Maduro soube herdar e manter, conduzindo o país a um colapso econômico e institucional sem precedentes.