João dos Reis

João dos Reis

Biografia

Natural de Aveiro (Aradas), João dos Reis viveu a maior parte da sua vida em Angola, onde, nos anos sessenta, ingressou em A Província de Angola, mais tarde Jornal de Angola. Passou pelo jornal O Comércio e pelo Gabinete de Informação e Turismo de Angola (CITA), sendo considerado um especialista em assuntos africanos. Escreveu teatro radiofónico para os Parodiantes de Lisboa, foi correspondente de agências noticiosas estrangeiras e escreveu o guião para o filme O Álbum Seriado, que representou Angola num festival internacional de temática agrícola. Trabalhou na secção de coordenação da famosa ponte aérea entre Luanda e Lisboa, que evacuou portugueses antes da independência angolana. Dessa experiência surgiriam duas obras: Malandros, dedicada à evacuação, e A Casa da Tinta, sobre a história de Angola.

Convidado em 1979 pelo Dr. Vítor Direito, foi um dos co-fundadores do jornal diário Correio da Manhã, tendo ocupado o lugar de jornalista-delegado no Algarve.

Instalado em Faro, liderou a famosa Edição Algarve daquele matutino. Nesta região foi distinguido, por diversas vezes, com menções honrosas e prémios de imprensa e turismo e lançou, numa publicação da Região de Turismo do Algarve, o livro O Menino do País Sem Sol, distribuído gratuitamente pelos estabelecimentos de ensino da região. Está incluído na compilação brasileira Autores e Escritores de Angola.

Na reforma desde 2005, além de continuar a escrever sobre golfe e a dedicar-se a esta modalidade, voltou a escrever, especialmente para o público infanto-juvenil, tendo atualmente algumas obras à espera de publicação. De escrita fluente, leve e coloquial, denota uma vasta experiência e uma riqueza imaginativa capaz de atrair leitores, especialmente entre os mais jovens, e contribuir para o seu enriquecimento cultural.
partilhar
Clara, os Bichos de África e a Serra da Estrela
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,00€
Chiado Books
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.