João d'Ávila

João d'Ávila

Biografia

João d'Ávila nasceu em Lisboa. Cidadão do Mundo.
Fundou o Grupo Fernando Pessoa em 1960. Encenou MATER da sua autoria e Ser não é ser? Síntese dramática a partir de Shakespeare, Pessoa e João d'Ávila no TEATRO NACIONAL.

Destaque para Relatório para uma Académia de KAFKA; Freud - Obsessão de Terry Jonhson; Madame Sans Gêne de Sardou com Mariana Rey Monteiro no Teatro D. Maria II; O Inspector Geral de Godol; o Príncipe de Spandau de H. Costa no Teatro Cinearte; Péron de Coppi; Electra" de M. Yourcenar; Marquesa de Sade de Mishima. Antes de Começar de Almada Negreiros; Espelho de Dois Reflexos de A. Miller com Sara Lima no Teatro Casa da Comédia; Feliz aniversário de H. Pinter; Cena Impossível de E. Mello e Castro; Ilha de Oriente de Mário Cláudio na Fundação Calouste Gulbenkian, da qual foi bolseiro para estudar e actuar em Londres, Brasil e Ìndia.

Estreou-se em New York no Grolier's Club com o espectáculo: O Mundo do Portugal no Mundo com o apoio dos Ministérios da Cultura, Negócios Estrangeiros e American-Portuguese Society. Na TV, destaque para as séries de qualidade: Os Távoras (Papel do Marquês de Pombal); Alves dos Reis de Moita Flores e Conde de Abranhos de Eça de Queiroz entre outros.

No Cinema, trabalhou com realizadores Portugueses, Franceses e Ingleses. Ultimamente interpretou com Manuela Maria As árvores morrem de Pé de A. Casona, encenação Filipe le Féria no Teatro Politeama em 2016.
partilhar
Viagem ao Mundo em 45 Dias
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
14,00€
Edições Fenix
A Derradeira Caminhada
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
16,00€
Novo Imbondeiro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.