Isabel Gouveia

Isabel Gouveia

Biografia

Isabel Gouveia é o nome literário de Isabel Pereira Mendes, nascida em Aldeia das Dez, concelho de Oliveira do Hospital, licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, onde concluiu também o Curso Complementar de Ciências Jurídicas.
Foi conservadora do registo predial e, posteriormente à sua aposentação, exerceu também a advocacia. Foi sócia fundadora da Associação Portuguesa de Conservadores dos Registos, tendo sido directora da revista Regesta e delegada da referida Associação junto do Centro Internacional de Derecho Registral (CINDER). Participou na Comissão de Reforma do Código do Registo Predial de 1984 e realizou algumas acções conexas.
Além de numerosos trabalhos de índole jurídica, constantes de prestigiadas revistas e outros meios de comunicação social, publicou também alguns livros de direito com elevado número de edições, sempre actualizadas.
No campo das letras publicou variadas obras em poesia e em prosa. Obteve alguns prémios, tanto pela sua actividade jurídica (prémio conferido pelo CINDER) como pela actividade literária. O seu livro de ficção intitulado A Porta Estreita venceu, na Sociedade Portuguesa de Autores, o Prémio José Galeno 1985.
Em 2005 foi homenageada, em sessão pública, pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que editou e lançou o seu livro de poesia intitulado Escuta o Coração do Mundo. Mais recentemente, em 2009, foi agraciada pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha com uma Medalha de Mérito, tendo em vista o conjunto da sua obra jurídica e literária.
partilhar
Na Voz da Esperança há Lágrimas
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,00€
Alêtheia Editores
Memorial de Mulheres
10,09€
Edições Almedina
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.