Irene Martins

Irene Martins

Biografia

A autora nasceu na Beira Baixa, na localidade de Alcains. Dali ficam as memórias de infância, em que tudo girava em torno das casas dos avós, maternos e paternos. o Natal era passado à volta da fogueira, com o avô a fritar as filhoses que a avó e tias haviam preparado. Era tal, pretexto para ver tios e primos, que ali se deslocavam para reencontrar os que lá residiam, naquela época festiva. Era um tempo mágico, aos olhos de uma criança. a família vivia na zona da Guarda, mas o pai sempre encontrava uma forma de deslocar a família até à terra de origem, onde havia familiares e amigos para rever, apesar do duro que eram algumas dessas viagens. Os avós e o pai, já se foram. Mas hoje é com a mãe que filhos e netos, ainda gostam de comemorar uma data que continua a ser marcante, como é o Natal. e nos olhos brilhantes, dessa avó, espelha-se um mundo de vivências, que certamente lhe virão à memória, apesar dos quase noventa anos.

Muito cedo se interessou pelos livros. a biblioteca da família foi o primeiro universo a descobrir. na aldeia onde vivia, Figueira de Castelo Rodrigo, havia uma biblioteca itinerante e cedo recebeu o primeiro cartão de leitor. Toda a formação e carreira decorreram na área da Educação. o percurso inicial foi na Educação de Infância, e que deu lugar anos mais tarde à Educação Especial. a pós-graduação em Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica, veio a possibilitar um atendimento diferenciado, no domínio da Ludoterapia.

Por necessidade profissional e por gosto próprio, um dia o universo das histórias ganhou a forma, do que viria a chamar-se Projecto Literacia. Teve uma vigência curta, mas carregada de aprendizagem e de afetos. Era pensado para crianças e seus adultos de referência, pais e escola. Muito do que foi pensado e agido nesse trajeto, foi transferido como saber e entusiasmo para a dinamização de uma Biblioteca. Este equipamento, era relativo à abertura de uma escola, que estreava com uma boa energia anímica, personificada por uma equipa técnica de eleição, situada num espaço privilegiado de encontro com a natureza; a Escola Básica Presidente Maria Emília, situada na Charneca da Caparica.

Mas havia outras narrativas a desvendar. Assim surge a Colectânea de Histórias, e desta vez para um grupo etário diferente, o dos adultos, com um denominador comum nas suas vidas: a ausência de alfabetização, com os diferentes reflexos em suas vidas.
partilhar
Colectânea de Histórias
20%
portes grátis
10,00€ 8,00€
Chiado Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.