Francisco José Gonçalves

Francisco José Gonçalves

Biografia

Francisco José Gonçalves, nasceu em Mina de S. Domingos - Corte do Pinto - Mértola, em 23 de Fevereiro de 1934.
Filho de pais comerciantes, é o mais velho de cinco irmãos. Aos oito anos já trabalhava, ajudando estes numa pequena mercearia. Ao mesmo tempo preparava a instrução primária, fazia poesia (cantigas Alentejanas), que acompanhava tocando concertina.
Aos treze, fez exame de admissão ao liceu mas, por falta de recursos financeiros, resolveu empregar-se e estudar de novo. Empregou-se na secretaria do Tribunal Judicial de Beja (como praticante) e matriculou-se em regime noturno na Escola Comercial e Industrial desta cidade.
Passados cinco anos, completa o curso comercial e inicia oficialmente a carreira de escrivão de direito judicial.
Sempre muito empenhado na poesia (principalmente poesia clássica), faz vários poemas (sonetos e quadras) que insere e distribui em prospectos, e faz publicações em jornais de escola e em associações de recreio e culturais.
Entre estes, destacam-se. "Ó Suprema Autoridade" (rogo ao poder de Salazar, em favor dos mais desprotegidos) e "És... E não és..." (elogio de amor à sua colega de curso, Ausenda, a qual viria a ser sua esposa e mãe de dois filhos).
Entretanto, faz o curso de Sargentos Milicianos no Regimento de Engenharia 1, na Escola Prática de Tancos e dá instrução nos quartéis de Lisboa e destacamento da Pontinha.
Cumprido o serviço militar (cerca de 2 anos), regressa à vida civil, reassume funções nos tribunais judiciais e, após longo percurso no 7º e 9º Juízo Cíveis e 1º Juízo Correccional de Lisboa, em 1964, foi colocado na situação de licença ilimitada, conforme requereu, e dedicou-se à contabilidade.
Credenciado pela pela DGCI como técnico de contas, definitivamente inscrito, faz as escritas de várias empresas e, por último, é nomeado membro do Conselho de Administração da firma Incontel, S.A - Indústria de confecções de têxteis, depois de ter sido chefe de escritório e Director Executivo da mesma.
Aos 81 anos, reformado, ainda trabalha, faz poesia e toca concertina.
partilhar
A Poesia que eu Canto
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
10,00€
Chiado Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.