Elisabete Bárbara

Elisabete Bárbara

Biografia

Achei que estava na altura e nasci. Sabia que era 28 de janeiro. Sempre quis nascer neste dia. Corria o ano de 1969. E sabia que a minha terra era a mais linda. Alentejo da minha alma. Não porque tivesse ouvido alguém dizê-lo, mas porque sempre soube as coisas de um saber lá de dentro. Não queria chegar tarde à minha vida cá fora e madruguei. Talvez seja por isso que continuo a levantar-me às seis da manhã. Velhos hábitos são difíceis de perder. Confesso que fiquei um pouco desiludida quando percebi que as minhas pernas, tão gordas, ainda não se tinham de pé e as pessoas me pegavam ao colo. Depois, também não achava piada quando vinham falar comigo naquela língua cutchi-cutchi pitipi com que os adultos se dirigem aos bebés, como se eu não tivesse já todas as palavras dentro de mim. Como se elas não estivessem à minha espera. Lá percebi que tinha de fazer o meu papel durante mais algum tempo, mas aos oito meses não aguentei e as palavras que tinha entaladas começaram a sair. Aos três anos, fartei-me da conversa. Fiz-me à vida e comecei a ler.
Da leitura à escrita foi um saltinho. Depois, vieram os passos seguintes. Em Viseu, minha cidade. Depois, em Coimbra, minha lição. Esta preparou-me para as lições que viriam a seguir e que fizeram de mim o que nasci para ser: professora, partilhando com os meus alunos a paixão pelas palavras e pelo legado da literatura. Dia a dia, página a página, até chegar à página que dá nome e corpo ao meu livro. Lado a lado. Assim estamos nós.
partilhar

bibliografia

Lado a Lado
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
14,95€
Marcador
A Caixa de Hipátia
8,00€
Alfarroba
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.