António Herculano de Carvalho

António Herculano de Carvalho

Biografia

António Herculano de Carvalho (1899 - 1986) licenciou-se em Engenharia Químico- Industrial (IST, 1922). Foi docente responsável pelas disciplinas de Electroquímica e Electrometalurgia e de Química-Física e Radioquímica, tendo tido também a seu cargo a gestão do laboratório de Electroquímica. Já nas novas instalações do Arco do Cego (depois de 1936) assumiu, após a jubilação de Charles Lepierre e por indicação deste, a regência das disciplinas de Química Analítica e a chefia do Laboratório de Química. Foi Director do IST (1938 - 1942), Reitor da Universidade Técnica de Lisboa (1965 - 1972) e desempenhou numerosos cargos de grande responsabilidade, tanto na indústria como na administração publica. Desenvolveu notável trabalho de investigação e teve papel de relevo no desenvolvimento e modernização do ensino da Engenharia no IST e no país.
O professor Herculano de Carvalho foi igualmente, desde muito cedo, um grande amador de poesia. Ainda estudante publicou dois pequenos livros, Romaria das Curvas (Coimbra, 1918) e No Domínio dos Símbolos (Coimbra, 1920). Mais tarde, organizou uma antologia de poesia universal, que ele próprio traduziu para português, e a que deu o nome de Musa dos Quatro Idiomas (Ática, Lisboa, 1947). Versões acrescentadas desta antologia foram posteriormente publicadas sob o titulo Oiro de Vário Tempo e Lugar - de São Francisco de Assis a Louis Aragon (O Oiro do Dia, Porto, 1983, e Edições Asa, Porto, 2001).
partilhar
Teatro & Poesia
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
27,00€
IST - Instituto Superior Técnico
Teatro e Poesia
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
26,50€
IST - Instituto Superior Técnico
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.