Biografia

António Coimbra de Matos, psiquiatra, pedopsiquiatra e psicanalista português, nasceu a 20 de dezembro de 1929, numa aldeia perto de Peso da Régua, chamada Galafura. A sua infância vivida nesta aldeia, em terras do Douro, vai ter um papel preponderante no crescimento e desenvolvimento do seu carácter. Contudo, será na cidade do Porto, para onde se muda, com dez anos, para poder estudar com melhores condições, que começa a criar novas ambições e desejos e onde se vislumbra já uma carreira brilhante. O Porto será muito importante enquanto cidade que abre novas perspetivas, novas ambições e desejos. É aí que se forma em Medicina e vai alimentando a sua busca pela cultura e pelos projetos científicos.

Especializa-se em psiquiatria, em 1959, e mais uma vez muda de cidade para poder desenvolver as suas perspetivas e carreira profissional. Desta vez escolhe Lisboa, cidade em que a sua carreira, tanto hospitalar como psicanalítica e académica, vão ter um maior desenvolvimento.

Após a saída do Dr. João dos Santos, por reforma, da direção do Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa, do qual foi fundador, Coimbra de Matos ocupa a sua direção e durante vinte anos vai promover um desenvolvimento primordial deste departamento hospitalar. Por motivos de reestruturações do Ministério da Saúde, no âmbito da saúde mental, este centro teria de passar a funcionar agregado a um hospital principal e, em 1992, foi encerrado e transferido para o entretanto criado Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia. Ali, Coimbra de Matos continuou a desenvolver o seu trabalho hospitalar até à sua reforma.

Analista didata na Sociedade Portuguesa de Psicanálise e presidente da comissão de ensino, destaca-se não só pelo apreço ao ensino e formação de novos psicanalistas, mas também por uma participação entusiasta no trabalho científico levado a cabo pela referida Sociedade.
partilhar
Do Medo à Esperança
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
16,60€

de Raquel Varela e  

Bertrand Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.