Abílio Machado

Abílio Machado

Biografia

Abílio Machado nasceu em janeiro de 1947, em Guardizela, Guimarães, numa família humilde, sendo o mais velho de oito irmãos. Frequentou a escola primária de 53 a 56.
Aos 10 anos ingressou no seminário, o que terá marcado a sua personalidade e o interesse pela vida cultural.
Abandonado o seminário, vai para Coimbra, em 66, onde segue a vida académica, no curso de Direito. Fez o serviço militar obrigatório de 1969 a 1972, tendo sido mobilizado para a guerra colonial, na Guiné, de 1970 a 1972.
Trabalhou como delegado de informação médica durante 31 anos.
Aos 60 anos aposentou-se.
Em 1985, dinamiza um grupo de jovens desafiando-os para cantarem as janeiras e... desde aí a música como que fez acordes com a amizade mantendo-se uma presença constante na sua vida.
Narrador de histórias, amante da boa gastronomia, a sabedoria é um acento tónico no seu dia a dia, que gosta de partilhar como bom conversador.
Não guarda para si o que aprende e com frequência o ouvimos transmitir histórias deste e doutros mundos.
Amante da natureza e dos homens, com a teimosia que lhe corre nas veias, iniciou-se como peregrino a Santiago em Agosto de 1993, após - segundo diz - uma conversa tida com o Santo.
Os motivos culturais, do espírito, a curiosidade histórica fizeram com que se apaixonasse por estes caminhos e não mais parou, somou ao registo do olhar, as palavras salpicadas da alma, no seu exponente máximo de sentido crítico e sensibilidade...
A 10 agosto de 1993, "a torre da velha igreja exultou, batendo as nove badaladas..." e os primeiros caminhos de Santiago surgem enternecidos e eternizados, por vontade e por paixão, estreando-se na literatura com os seus diários, pincelados de um humor característico.
Redescobre-se um narrador que estava adormecido. O seu destino era mesmo este e isso o deve a um santo...
A natureza e os caminhos foram os seus cúmplices... e no silêncio das folhas quase se ouve o resvalar das pedras... avancemos, rumo a Compostela!
partilhar
Diário dos Caminhos de Santiago
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.