Porque Falham as Nações
Edição/reimpressão:
Páginas:
620
Editor:
Temas e Debates
ISBN:
9789896441975
20%
€24,40
Ganhe €4.88
Normalmente segue para o correio em 24 horas
 

Sinopse

Porque são umas nações ricas e outras pobres? Serão os responsáveis a cultura, as condições meteorológicas, a geografia? Ou talvez a ignorância de quais são as políticas certas? Pura e simplesmente, não. Nenhum destes fatores é definitivo ou constitui um destino. Se assim não for, como explicar por que razão o Botsuana se tornou um dos países de crescimento mais rápido do mundo, enquanto outras nações africanas, como o Zimbabué, o Congo e a Serra Leoa, estão atoladas na pobreza e na violência?
Daron Acemoglu e James Robinson mostram, de uma forma conclusiva, que são as instituições políticas e económicas criadas pela humanidade que estão subjacentes ao êxito económico (ou à falta dele). Baseando-se em quinze anos de investigação, reuniram indícios históricos espantosos sobre o Império Romano, as cidades-estado maias, a Veneza medieval, a União Soviética, a América Latina, Inglaterra, Europa, Estados Unidos e África para elaborarem uma nova teoria de economia política com enorme relevância para as grandes questões atuais, nomeadamente:

- A China criou uma máquina de crescimento autoritário. Continuará a crescer a uma velocidade tão elevada que esmagará o Ocidente?
- Os melhores dias da América pertencerão já ao passado? Estaremos a passar de um círculo virtuoso, em que o esforço das elites para iluminar o poder são alvo de resistência para outro círculo vicioso, que enriquece e dá poder a uma pequena minoria?
- Qual é a forma mais eficaz de ajudar a transferir milhões de pessoas da rotina da pobreza para a prosperidade? Residirá em mais filantropia por parte das nações ricas do Ocidente?
Porque Falham as Nações de Daron Acemoglu , James Robinson
Críticas de imprensa
«Melhor livro do ano.»
Financial Times

««Terá três motivos para adorar este livro. Trata das diferenças dos rendimentos nacionais no mundo moderno, talvez o maior problema que enfrentamos hoje em dia. Está condimentado com histórias fascinantes que o tornarão o centro das atenções nas reuniões sociais – como por exemplo por que razão o Botsuana está a prosperar e a Serra Leoa, não. E é de leitura agradável.»
Jared Diamond, Prémio Pulitzer e autor dos bestsellers Armas, Germes e Aço e The World Until Yesterday

«Um livro verdadeiramente espantoso. Aborda um dos problemas mais importantes das ciências sociais – uma questão que intrigou grandes pensadores, durante séculos – e apresentam uma resposta que é brilhante na sua simplicidade e vigor. Este livro – uma peça notável sobre história, ciência política e economia – irá mudar a forma como abordamos o desenvolvimento económico. Uma leitura obrigatória».
Steven Levitt, coautor de Freakonomics

«Daron Acemoglu e Jim Robinson têm más notícias para aqueles que pensam que o destino económico de uma nação é determinado pela geografia ou pela cultura. São as instituições criadas pelos homens, e não a situação do país ou a crença religiosa dos nossos antepassados, que determinam se um país será rico ou pobre. Sintetizando de uma forma brilhante o trabalho de teóricos como Adam Smith e Douglass North com a investigação empírica mais recente dos historiadores da economia, Acemoglu e Robinson proporcionam-nos um livro interessante e de leitura muito aprazível».
Niall Ferguson, autor de Civilização e A Ascensão do Dinheiro

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Porque Falham as Nações
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Daron Acemoglu

Daron Acemoglu é professor titular da cátedra Killian de Economia no MIT. Em 2005, recebeu a John Bates Clark Medal atribuída a economistas de menos de quarenta anos que deram um contributo muito significativo para o pensamento e conhecimento (...)

Bibliografia

2014
PEARSON EDUCATION (US)
2014
Pearson Education Limited
2014
Pearson Education Limited
2014
PEARSON EDUCATION (US)
2014
PEARSON EDUCATION (US)
2013
Temas e Debates
2013
Profile Books Ltd

James Robinson

James A. Robinson, que tem formação em ciência política e economia, é professor titular da cátedra David Florence de Governação, na Universidade de Harvard. Perito de renome mundial relativamente à América Latina e África, trabalhou no Botsuana, Maurícia, Serra Leoa e África do (...)

Características

Porque Falham as Nações de Daron Acemoglu , James Robinson

Ano de edição ou reimpressão: 2013

Editor: Temas e Debates

Dimensões: 150 x 235 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 620


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Política > Política Internacional


Porque Falham as Nações
 

Do mesmo autor

Daron Acemoglu 
Daron Acemoglu 

Veja outros titulos do tema

Juan Reinaldo Sanchez 
Reflexões sobre o Carácter das Nações e o Curso da História
Henry Kissinger 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal