Helena Rocha

Helena Rocha

Biografia

Helena Rocha (Maria Helena Campos Rocha) nasceu em Moçâmedes, Angola, em 16 de julho de 1944. Em Angola viveu e estudou até à idade de 14 anos, com que concluiu o 5º ano dos liceus no Colégio de Santa Doroteia. Depois, veio estudar para Lisboa onde completou o curso-liceal no Colégio do Sagrado Coração de Maria. Seguidamente ingressou na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, onde se licenciou em Filologia Germânica. Durante a década de 1960 acumulou a atividade de estudante com a de cantora, tendo gravado discos, participado em muitos programas televisivos, feito espetáculos em todo o país, Angola, Guiné e alguns países da Europa.
Casou-se e regressou a Angola, onde tirou o curso de Ciências Pedagógicas na Universidade de Luanda e iniciou a sua carreira de professora do ensino secundário.
Por altura da Revolução de abril de 1974, a que se seguiu a guerra civil em Angola, voltou para Portugal, onde se radicou. Aqui fez o estágio pedagógico para a docência, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian num curso para professores de Inglês a estrangeiros na Universidade de Southampton e ingressou no quadro docente de nomeação definitiva.
A partir de 1996 tornou-se colaboradora do encenador Filipe La Féria como tradutora, coautora de textos e adaptações, diretora de cena e atriz das peças "Rosa Tatuada", "O Vison Voador", "Amália", "My fair Lady", "A Canção de Lisboa", "A Casa Saudade", "Um Violino no Telhado", "A Gaiola das Loucas", "A Flor do Cacto" e outras.
partilhar

bibliografia

Beijos e Sorrisos
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
10,00€
Chiado Books
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.