Maria de Fátima Lambert
Biografia
Licenciatura em Filosofia (1982); mestrado em Filosofia - A Estética Pessoana no Modernismo Português (1986); doutoramento em Estética - Fundamentos filosóficos da Estética em Almada Negreiros (1998) Fac. Filosofia Braga, U. C. P.
Professora Coordenadora em Estética e Educação desde 2000 - Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico do Porto.
Coordenadora do Curso de licenciatura de Gestão do Património, desde Julho de 1998.
Presidente do Conselho Científico da ESE de Outubro de 1998 a Janeiro de 2005.
Coordenadora da Área de Património Artístico e Cultural do Departamento de Artes e Motricidade Humana desde Março de 2003 e dos Estágios da Licenciatura bi-etápica em Gestão do Património desde Setembro de 2003. Coordenadora do NEAP (Núcleo de Estudos Artísticos e do Património), E.S.E./IPP, desde 2006.
Membro da Comissão Científica do Curso de licenciatura de Tecnologia da Comunicação Audiovisual (IPP) e da Comissão Científica do Curso de Mestrado de Comunicação Audiovisual (IPP) desde 2006. Coordenadora da Licenciatura (1º ciclo) "Gestão do Património" - E.S.E./IPP, desde 2008.
Coordenadora da UTC de Estudos Culturais e Sociais, E.S.E./IPP, desde Julho 2009.
Coordenadora do Mestrado (2º ciclo) "Estudos em Gestão do Património" - E.S.E./IPP, desde 2009.
Coordenadora da Comissão para o Ensino Artístico - nomeada pelo Despacho nº 5 - I/ME/97 do Ministro da Educação. - Ministério da Educação (1996/1997)
Investigadora do Projecto "Writing and Seeing", Fundação Ciência e Tecnologia (F.C.T).
Membro da equipa de investigação do Instituto de História da Arte (financiada pela FCT) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Membro do “Advisory Commitee†da publicação Dardo Magazine, Santiago de Compostela (ES).
Orientação de dissertações no âmbito do Mestrado em Filosofia da Educação e Imaginário (2) e História da Educação (1), Universidade do Minho - 2003; Orientação de dissertações no âmbito do Mestrado em Desenho - FBAUP - 2004; Orientação de dissertações no âmbito do Mestrado em Pintura - FBAUP - 2007/2010; Orientação de udissertação de Doutoramento na Universidade de Vigo - Faculdade de Belas Artes de Pontevedra - 2006/2010; Orientação de dissertações de Doutoramento na Universidade do Minho/IEP em Filosofia da Educação - 2008/2010.
Participação como Arguente em vários Júris de Mestrado e Doutoramento na FBAUP, Universidade Católica Portuguesa/Escola das Artes, Universidade Fernando Pessoa, Universidade do Minho e Universidade de Vigo (ES).
Professora Coordenadora em Estética e Educação desde 2000 - Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico do Porto.
Coordenadora do Curso de licenciatura de Gestão do Património, desde Julho de 1998.
Presidente do Conselho Científico da ESE de Outubro de 1998 a Janeiro de 2005.
Coordenadora da Área de Património Artístico e Cultural do Departamento de Artes e Motricidade Humana desde Março de 2003 e dos Estágios da Licenciatura bi-etápica em Gestão do Património desde Setembro de 2003. Coordenadora do NEAP (Núcleo de Estudos Artísticos e do Património), E.S.E./IPP, desde 2006.
Membro da Comissão Científica do Curso de licenciatura de Tecnologia da Comunicação Audiovisual (IPP) e da Comissão Científica do Curso de Mestrado de Comunicação Audiovisual (IPP) desde 2006. Coordenadora da Licenciatura (1º ciclo) "Gestão do Património" - E.S.E./IPP, desde 2008.
Coordenadora da UTC de Estudos Culturais e Sociais, E.S.E./IPP, desde Julho 2009.
Coordenadora do Mestrado (2º ciclo) "Estudos em Gestão do Património" - E.S.E./IPP, desde 2009.
Coordenadora da Comissão para o Ensino Artístico - nomeada pelo Despacho nº 5 - I/ME/97 do Ministro da Educação. - Ministério da Educação (1996/1997)
Investigadora do Projecto "Writing and Seeing", Fundação Ciência e Tecnologia (F.C.T).
Membro da equipa de investigação do Instituto de História da Arte (financiada pela FCT) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Membro do “Advisory Commitee†da publicação Dardo Magazine, Santiago de Compostela (ES).
Orientação de dissertações no âmbito do Mestrado em Filosofia da Educação e Imaginário (2) e História da Educação (1), Universidade do Minho - 2003; Orientação de dissertações no âmbito do Mestrado em Desenho - FBAUP - 2004; Orientação de dissertações no âmbito do Mestrado em Pintura - FBAUP - 2007/2010; Orientação de udissertação de Doutoramento na Universidade de Vigo - Faculdade de Belas Artes de Pontevedra - 2006/2010; Orientação de dissertações de Doutoramento na Universidade do Minho/IEP em Filosofia da Educação - 2008/2010.
Participação como Arguente em vários Júris de Mestrado e Doutoramento na FBAUP, Universidade Católica Portuguesa/Escola das Artes, Universidade Fernando Pessoa, Universidade do Minho e Universidade de Vigo (ES).
partilhar
Em destaque VER +
Musas em Ação - Volume I
«Entre setembro e outubro de 2019, e em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto, tivemos o prazer e o privilégio de coordenar o ciclo multidisciplinar E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências. Era objetivo deste ciclo homenagear o contributo das mulheres em diferentes áreas profissionais, bem como dar conta da sua história e do gesto de rebeldia que foi desafiarem e ultrapassarem os limites política e culturalmente associados ao seu sexo. Integrado no trabalho de investigação desenvolvido em torno da base de dados She Thought It: Crossing Bodies in Arts and Sciences, integrada no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras do Porto, esse ciclo, cujo nome partiu da célebre frase que Galileu terá proferido perante o tribunal da Inquisição E pur, si muove!, contou com mais de três dezenas de eventos e com a participação de cerca de uma vintena de instituições culturais e académicas da cidade do Porto.
Ainda que esta iniciativa tenha inicialmente emergido de um centro de investigação sediado numa faculdade da área das Humanidades, logo se associaram ao ciclo outras faculdades e unidades orgânicas da UP, para além de diversas instituições culturais, tais como: Antena 2, Casa da Música, Casa-Museu Abel Salazar, inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação), Centro de Linguística do Porto, CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"), Cinanima, Curso de Música Silva Monteiro, eHeritageLab (New Media for Heritage Laboratory), Escola Superior de Educação do Porto, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Faculdade de Arquitetura, Faculdade de Belas Artes, Faculdade de Economia, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina Dentária, Fundação de Serralves — Casa do Cinema Manuel Oliveira, Fundação Instituto Marques da Silva, Instituto de Filosofia (IF-FLUP).
Desta verdadeira ação conjunta em torno da divulgação e da discussão do trabalho daquelas que, contra todos os obstáculos, se moveram, de facto e de forma pioneira, nos seus diferentes campos de ação, resultaram inúmeras atividades de valências diversas, desde conferências, jornadas, mesas-redondas, workshops e debates, concertos, exposições, ou ciclos de cinema, passando por programas de rádio, showcases, visitas guiadas e lançamentos de livros, até à colocação, no Salão Nobre da Reitoria, do retrato da primeira mulher doutorada pela Universidade do Porto — Leopoldina Ferreira Paulo.
O livro que aqui se apresenta é o resultado justamente de uma dessas atividades, o seminário, e a exposição homónima a ele associada, Musas em Ação — espessura da [in]visibilidade: investigação sobre personalidades, obras e ideias, com organização e curadoria de Maria de Fátima Lambert, que se dedicou a refletir sobre o papel e a presença das mulheres nas Artes. Queremos, pois, saudar Maria de Fátima Lambert e Hugo Monteiro, que organizam este belo objeto interartístico que agora se publica, e que reúne contribuições de artistas e ensaístas que, no seu conjunto, testemunham a capacidade de persistência, de criatividade e de paixão pelo conhecimento demonstrada pelas mulheres ao longo da história. Assim criando uma outra história — a delas, paralela, mas também comum.»
Ana Luísa Amaral, Maria Clara Paulino, Marinela Freitas
Ainda que esta iniciativa tenha inicialmente emergido de um centro de investigação sediado numa faculdade da área das Humanidades, logo se associaram ao ciclo outras faculdades e unidades orgânicas da UP, para além de diversas instituições culturais, tais como: Antena 2, Casa da Música, Casa-Museu Abel Salazar, inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação), Centro de Linguística do Porto, CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"), Cinanima, Curso de Música Silva Monteiro, eHeritageLab (New Media for Heritage Laboratory), Escola Superior de Educação do Porto, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Faculdade de Arquitetura, Faculdade de Belas Artes, Faculdade de Economia, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina Dentária, Fundação de Serralves — Casa do Cinema Manuel Oliveira, Fundação Instituto Marques da Silva, Instituto de Filosofia (IF-FLUP).
Desta verdadeira ação conjunta em torno da divulgação e da discussão do trabalho daquelas que, contra todos os obstáculos, se moveram, de facto e de forma pioneira, nos seus diferentes campos de ação, resultaram inúmeras atividades de valências diversas, desde conferências, jornadas, mesas-redondas, workshops e debates, concertos, exposições, ou ciclos de cinema, passando por programas de rádio, showcases, visitas guiadas e lançamentos de livros, até à colocação, no Salão Nobre da Reitoria, do retrato da primeira mulher doutorada pela Universidade do Porto — Leopoldina Ferreira Paulo.
O livro que aqui se apresenta é o resultado justamente de uma dessas atividades, o seminário, e a exposição homónima a ele associada, Musas em Ação — espessura da [in]visibilidade: investigação sobre personalidades, obras e ideias, com organização e curadoria de Maria de Fátima Lambert, que se dedicou a refletir sobre o papel e a presença das mulheres nas Artes. Queremos, pois, saudar Maria de Fátima Lambert e Hugo Monteiro, que organizam este belo objeto interartístico que agora se publica, e que reúne contribuições de artistas e ensaístas que, no seu conjunto, testemunham a capacidade de persistência, de criatividade e de paixão pelo conhecimento demonstrada pelas mulheres ao longo da história. Assim criando uma outra história — a delas, paralela, mas também comum.»
Ana Luísa Amaral, Maria Clara Paulino, Marinela Freitas